Micasa

CONHECENDO GIUSI TACCHINI

CEO E DIRETORA CRIATIVA DA TACCHINI

Tenaz e discreta, é a alma e o coração da empresa que lidera junto com seu irmão Maurizio.

Giusi cresceu rodeada pelo estimulante mundo do design italiano. No negócio da família, o pai transmite a importância de criar objetos capazes de contar uma história e o valor do artesanato italiano: mãos que sabem moldar até os mais pequenos detalhes e reconhecem o valor de cada material. A abordagem artesanal cria um vínculo único entre o objeto e quem o cria e também se expressa numa filosofia de sustentabilidade e consciência ambiental.

A profunda ligação com as raízes familiares e uma paixão infinita pela investigação permitem a Giusi encontrar uma interpretação contemporânea dos valores sobre os quais a empresa foi fundada. “Quando era jovem queria ser arqueóloga, caminho que depois abandonei para me dedicar ao negócio da família. Mas ainda encontrei uma forma de dar continuidade à minha paixão pela investigação e redescoberta revisitando clássicos do design que me permitem valorizar a riqueza intelectual e a herança cultural dos grandes mestres do passado, como Mario Bellini e Tobia Scarpa”.
Giusi cuida pessoalmente das reedições. “A escolha das reedições é orientada por duas visões, uma que definiria como design e outra mais pessoal e instintiva. Os produtos que relançamos continuam atuais, minha pesquisa está voltada para uma estética atemporal, com formas e processos vanguardistas que transcendem tendências fugazes para se tornarem ícones”. Conhece então os designers, ou seus herdeiros, numa troca de ideias, visões e sinergias: “o objetivo é construir uma relação duradoura que não se esgota na reedição”. Estes encontros representam para ela um privilégio e um estímulo contínuo, também graças às histórias pessoais com as quais tem contato. “O projeto de reedições alimenta um sentimento de espanto e redescoberta, respondendo à procura de um produto com um conceito forte e atual. Quando, em 2010, os herdeiros da família Castiglioni abriram o seu arquivo histórico na Tacchini, entendi que este seria o caminho a seguir para guiar a empresa rumo ao futuro”.

Esta contínua pesquisa e valorização de uma estética clássica e intemporal que consegue fundir-se harmoniosamente com o cenário contemporâneo são a base da sua abordagem criativa. Ela também adota uma abordagem nas colaborações com os designers de hoje: “Todo relacionamento deve ser cultivado porque enriquece, ensina e pode abranger desafios novos e interessantes. Na Tacchini, os criativos são livres para se expressar. O que se cria é um produto capaz de resistir ao passar do tempo, um encontro entre a sua assinatura e a estética reconhecível da marca”.
Pensar e projetar móveis e acessórios cada vez mais sustentáveis, que passam a fazer parte da história de quem ali vive todos os dias como a própria essência do viver, é para Giusi um projeto em que a pesquisa, a criatividade e o artesanato continuarão coexistindo e se estimulando. “Quantas vezes, falando da nossa casa, pensamos nela como um refúgio, um lugar onde nos sentimos livres e podemos ser nós mesmos porque tudo reflete a nossa personalidade. A casa não é um carro para morar, é a casca de uma pessoa, a sua extensão, o seu descanso, a emanação do seu espírito. Um bom design deve ser capaz de contar uma história porque por trás de cada produto existem pessoas”.