Micasa

Tane Garden House

TSUYOSHI TANE, 2023

Vitra Campus

Há quase três anos Rolf Fehlbaum, Presidente Emérito da Vitra, levou o arquiteto Tsuyoshi Tane para dar uma volta em Weil am Rhein e falar sobre sua infância e suas lembranças das paisagens onde o Campus da Vitra pode ser encontrado hoje. Foi nesse momento que a ideia de uma nova estrutura nasceu. Aderindo ao conceito de Tane de “Arqueologia do Futuro”, o qual acredita que a arquitetura começa da memória do lugar onde está inserida, a Casa Jardim Tane foi concluída em junho de 2023 e inaugurada durante a semana da Art Basel.

“Como arqueólogos, iniciamos um longo processo de exploração e escavação da memória de um lugar. É um processo de surpresa e descoberta, uma busca por encontrar coisas que não sabíamos, o que esquecemos e o que foi perdido pela modernização e globalização. Acredito que um lugar sempre terá memórias profundamente enraizadas no solo e na história. E que essa memória não pertence ao passado, mas é a força motriz que cria a arquitetura. Através desse processo de pensar no futuro a partir da memória de um lugar, a arqueologia gradualmente se torna arquitetura”, explica Tsuyoshi Tane.

Tane descreve sua arquitetura ao longo do manifesto “Arqueologia do Futuro”. Esse processo de desenho é implementado em todos os projetos do Atelier: o Museu Nacional da Estônia (como DGT.), o Museu de Arte Contemporânea de Hirosaki, o espaço do Museu da Coleção Al Thani no Hotel de la Marine em Paris ou, mais recentemente, a comissão de projeto para o novo prédio do Imperial Hotel Tokyo (a ser concluído em 2036).