Micasa

GEBRÜDER THONET VIENNA

Michael Thonet (1796-1871) e seus cinco filhos foram os fabricantes de móveis mais bem-sucedidos da era industrial.

Convidado pelo chanceler austríaco Metternich, que havia visto seus produtos na Exposição da Sociedade dos Amigos das Artes de Koblenz, para desenvolver sua patente na Áustria, em 1842 Michael Thonet deixou Boppard para se estabelecer em Viena, onde fundou a empresa em 1853 “Gebrüder Thonet” envolvendo seus cinco filhos. Foi durante esse período que produtos como a cadeira nº 1, projetada para o famoso Palais Schwarzenberg vienense, foi lançada, ganhando fama como Thonet “tipicamente”, e a partir daí muitos outros modelos foram projetados.

O uso de alta tecnologia e técnicas de produção, juntamente com a fama generalizada e uma reputação crescente, incentivou os arquitetos vienenses mais importantes a projetar novos produtos.

Em 1911, o catálogo da Gebrüder Thonet ostentava 980 modelos diferentes. Após a guerra, eles tiveram que começar do zero, com pouco mais do que sua experiência e paixão por móveis. Eles retomaram seus negócios em um dos antigos armazéns.

A partir de 1948, eles alugaram uma unidade de produção em Rohrau, Steiermark, antes de finalmente construírem sua própria unidade de produção em Friedberg, em 1962.

Em 1976, a empresa austríaca mudou seu nome de Gebrüder Thonet para seu nome atual Gebrüder Thonet Vienna.